Estão apurados os campeões universitários de Lisboa, em resultado dos quatro dias de competição que decorreram na última semana no Estádio Universitário de Lisboa. Os atletas vencedores terão agora a oportunidade de competir pelo título de campeões nacionais nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), que este ano decorrem em Guimarães.

O pódio do Andebol feminino foi o primeiro a apurar-se: a Universidade de Lisboa (ULisboa) venceu a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) por 31-26, sagrou-se campeã e foi a única a carimbar o passaporte para os CNU. A Associação Académica do Instituto Superior Técnico (AEIST) ficou em terceiro lugar. No masculino, foi a Lusófona a levar a melhor, seguida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologias (AEFCT) e pela AEIST, equipas que seguiram também para as fases finais dos CNU.

No basquetebol feminino, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) foi melhor que a NOVA, garantiu o acesso à final e foi campeã pela terceira época consecutiva. A Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL), segunda, e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (AEESSA) também têm viagem marcada para Guimarães. No masculino, a AEIST foi bicampeã, AEISCTE-IUL ficou em segundo lugar e a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) fico em terceiro. As três seguem viagem para norte no final de abril. Falta ainda apurar o pódio no Basquetebol masculino, que se decide esta quinta-feira.

Passando do cesto para a baliza, no Futsal feminino os resultados evidenciam a competitividade entre as equipas. Nas meias-finais a AEISCTE-IUL venceu a AEFMH por 7-6 e a Associação Académica da Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (AAULHT) venceu a AEIST por 5-4. Na final a AEISCTE-IUL venceu (3-2) e destronou a campeã 2018, a AAULHT, e a AEIST venceu o jogo do terceiro lugar. Seguem as três para Guimarães, tal como as equipas masculinas de Futsal da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL), da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (AEISCSP) e da Associação de Estudantes da Universidade Europeia (AEUE).

No Voleibol feminino passaram a campeã AEIST, UCP e AEFML. A AEFEUNL irá ao play-off dos CNU. No masculino, a AEIST venceu a AEFMH na final e a estas duas equipas juntam-se AEISCTE-IUL e NOVA, que também seguem para Guimarães.

No rugby 7 a AEISCTE-IUL sagrou-se campeã, a AAULL ficou em segundo e ambas as equipas vão às fases finais, que decorrem entre 28 de abril e 10 de maio na cidade-berço.