Começou a contagem decrescente para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) 2019, que arrancam no dia 28 de abril com o ‘Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada – Corrida Guimarães, Cidade universitária’. A dar o ‘tiro’ de partida para a festa do desporto universitário está o sorteio da competição, marcado para dia 9 de abril, pelas 15 horas, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães.

Recorde-se que nas fases finais dos CNU estão equipas e participantes das três zonas de apuramento (Porto, Norte/Centro/Sul e Lisboa) que disputam na cidade-berço os títulos de campeãs nacionais universitárias nas respetivas modalidades. A competição estarão oito modalidades: andebol, futebol, futsal, voleibol, basquetebol, rugby, hóquei em patins e atletismo de estrada.

A cerimónia, onde serão sorteados os jogos da fase de grupos, contará com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, do presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, e os embaixadores de cada modalidade, nomes emblemáticos no seio do desporto universitário e que fizeram percurso académico na academia minhota.

A partir de dia 28 de abril e até dia 10 de maio, todos os caminhos vão dar à cidade de Guimarães, juntando-se à parte competitiva uma série de eventos paralelos, com destaque para os que giram à volta do Plano de Sustentabilidade, mote desta edição.