Já são conhecidas as equipas que no Porto se apuraram para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) na sua versão 2019. A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) destacou-se nos pódios dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), tal como a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), acumulando o ouro em mais modalidades.

No Andebol feminino sagrou-se campeã a Universidade do Porto (U.Porto), ocupando o segundo lugar a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), ambas equipas apuradas para as fases finais de Guimarães. No Andebol masculino, uma vénia e uma passagem para a equipa campeã, a AEFADEUP, e mais três passagens para os CNU 2019: Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (prata), AEFEUP (bronze) e Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aelSEP), quarta classificada.

No Basquetebol feminino a AEFADEUP sagrou-se campeã, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) foi vice-campeã e a AEFEUP foi terceira classificada. As três equipas rumam à cidade-berço para competir com as restantes equipas apuradas das zonas NCS e Lisboa. No masculino, são quatro as equipas a seguir para as fases finais: AEFEUP, classificada em primeiro lugar, Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), classificada em segundo, a AEFADEUP, terceira, e a equipa da aelSEP, que alcançou a quarta posição.

No Futebol 11 recebeu o ouro a equipa da AEFEUP, que segue para as fases finais na companhia da Associação de Estudantes da Católica Porto Business School (AECPBS), da AEISCAP e da AEFADEUP.

No futsal seguem oito equipas. As campeãs AEFADEUP, quer no feminino quer no masculino, seguem para a discussão de campeãs nacionais. Juntam-se, no feminino, as equipas da AEFMUP, da AEFEUP e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP). No masculino, seguem também AEFEP, AEISCAP e AEFEUP.

AEFEP foi campeã no Voleibol feminino, seguida pela AEFEUP, pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS) e pelo Instituto Português de Administração de Marketing (AEIPAM), esta última a ter que discutir o play-off de acesso às fases finais dos CNU. Na vertente masculina, passam a AEFEUP, campeã nos CAP, a AEISMAI, a AEFEP e a AEISCAP vai ao play-off de qualificação das fases decisivas.