Associação Académica da Universidade do Minho

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) nasceu a 19 de dezembro de 1977, na cidade de Guimarães, com o intuito de responder às necessidades dos estudantes, sendo a estrutura representativa e comunitária dos alunos da Universidade do Minho.

A ideia de criar uma Associação Académica surge não só para defender os interesses dos cerca de 200 alunos que frequentavam a Universidade do Minho na altura, como também os interesses da própria instituição, num período tão efervescente e conturbado como o pós-25 de abril.

Os objetivos fundamentais que nortearam a criação da Associação Académica foram a defesa intransigentemente de uma universidade democrática, inserida na sua comunidade; a organização, defesa e representação dos estudantes da Universidade do Minho; o contributo para o fortalecimento das iniciativas conducentes a uma reforma democrática do ensino; a promoção e formação física e cultural dos estudantes e a criação de atividades que incentivem as relações humanas e comunitárias.

Em 41 anos de atividade, a AAUM viu o seu espectro de atividade bastante alargado, acrescentando, a cada ano, novas preocupações, valores, atividades e iniciativas ao seu plano de ação. Hoje, destacam-se as iniciativas de promoção de emprego, formação e empreendedorismo, as preocupações sociais e oferta de oportunidades de voluntariado, as sinergias estabelecidas com núcleos e secções estudantis e, ainda, a crescente aposta na sustentabilidade, inovação e qualidade, sendo a única associação estudantil do país certificada pelo Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001.

A AAUM é constituída por três órgãos distintos e independentes entre si: a Direção, a Mesa Geral de Alunos e o Conselho Fiscal e Jurisdicional e é, desde 2018, presidida pelo aluno de Engenharia e Gestão Industrial, Nuno Reis.

A AAUM e o Desporto

O desenvolvimento pessoal e físico dos estudantes da Universidade do Minho é, desde a sua criação, um dos principais objetivos da AAUM, tornando incontornável a aposta no desporto universitário, seja através de competições desportivas, seja com atividades de desporto informal.

Com mais de 300 atletas, a competir em cerca de 70 modalidades, a AAUM assume-se já como uma das maiores potências desportivas no seio académico, muito por causa das várias medalhas que os estudantes-atletas da Universidade do Minho têm conquistado nos últimos anos. Na última época desportiva, os atletas da AAUM subiram por 98 vezes ao pódio nos Campeonatos Nacionais Universitários e conseguiam uma medalha de prata nos EUG Coimbra Futsal e uma Medalha de Bronze no WUC Cycling Downhill.

O desporto é também um dos mais fortes elos de ligação entre a AAUM e a região. Desde 1989, esta é a oitava edição das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários organizados na região minhota, para além dos sete Campeonatos Mundiais Universitários e cinco Europeus Universitário promovidos pela Associação Académica nas cidades de Braga e Guimarães. Ainda este ano, a cidade dos arcebispos receberá o Campeonato Europeu Universitário de Futsal.

Mas a ligação com a região e as suas gentes não é feita somente através da organização de competições desportivas. Num projeto pioneiro, a AAUM uniu-se ao SC Braga para formar uma equipa de futsal conjunta que compete atualmente com os melhores clubes nacionais e europeus.

Para além das competições desportivas, a Associação Académica também aposta no desporto informal para incentivar a prática desportiva e hábitos de vida saudável nos estudantes minhotos. Atividades como a Gata na Praia que, anualmente leva centenas de estudantes às praias algarvias, e o Caloiro de Molho, que dá as boas-vindas aos novos alunos com atividades aquáticas, são um sucesso há vários anos.

A grande aposta da Associação Académica da Universidade do Minho, sempre em parceria com a Universidade do Minho, valeu o título de Universidade Mais Ativa da Europa atribuído em 2017 pela EUSA.

Contactos:

Telefone
253 273 359
Email
aaum@aaum.pt
Morada
Rua D. Pedro V, 88, 4710 Braga
Website
aaum.pt
Facebook
facebook/aauminho
Instagram
instagram/aauminho
Developed by Blatstudio