Cidade

Guimarães

Guimarães é cidade de origem medieval, que tem as suas raízes no século X. Raízes essas que ajudam a formar o apelido de cidade-berço, denominação que todos lhe associam de forma automática mas que muitos desconhecerão. Tudo começou com a ordem da condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Mendes, de mandar construir um mosteiro, um verdadeiro polo de atração que acabou por fixar no local um pequeno aglomerado populacional. Com o intuito de zelar pela segurança desse grupo de pessoas, a condessa mandou construir um castelo na colina circundante, criando assim um segundo ponto de fixação. A população entrou em expansão, o mosteiro passou a ser alvo de doações vindas da nobreza e tornou-se num afamado santuário de peregrinação. Todos os dias chegavam crentes de todas as partes. Essa procura e boa fama levou à natural expansão da vila, com a muralha a marcar-lhe a topografia e a contribuir para a designação de cidade-berço.

Guimarães em números

Área
240,955 Km2
Área verde
2,6 Km2
População residente
158.124
N.º de freguesias
20

Ligação ao Desporto

A prática desportiva assume um papel essencial na qualidade de vida das populações nas suas vertentes de lazer e competição. A implementação de boas práticas desportivas têm como objetivo a democratização do acesso de todos à atividade física, integrando-a no quotidiano, tornando-se um fator catalisador de um real desenvolvimento sociocultural.

Exemplos

Vitória Sport Clube, clube fundado em 1922, que tem como modalidade principal o futebol, distinguindo-se também em modalidades como o voleibol, o basquetebol, o futebol de praia, a natação, o polo aquático, o jiu-jitsu, o taekwondo e o kickboxing. Disputa a Liga, primeira divisão do futebol nacional, é o quarto clube com mais presenças nessa competição, contabilizando 73, sendo também detentor de uma taça de Portugal e de uma supertaça Cândido de Oliveira. Equipa assídua nas provas europeias, já disputou eliminatórias da Liga dos Campeões e das fases de grupos da Liga Europa.

Moreirense, clube sediado em Moreira de Cónegos e fundado em 1938. Tem no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas a sua ‘casa’, com capacidade para seis mil espetadores. Disputou o principal escalão do futebol português pela primeira vez na temporada 2002/03.Foi campeão da Liga 2 em 2001/2002 e em 2013/14 e venceu a Taça da Liga em 2016/2017.

Developed by Blatstudio